sexta-feira, 2 de junho de 2017

Saúde e educação de Ilhéus pactuam PSE

As secretarias de Saúde e de Educação de Ilhéus estão pactuando o Programa Saúde nas Escolas (PSE), uma iniciativa do governo federal que, em uma primeira etapa, beneficiará mil estudantes de 39 unidades escolares do município e de uma unidade do estado.

A secretária de Educação, Eliane Oliveira, afirma que o critério de escolha das escolas beneficiadas coube ao próprio governo federal, levando em consideração a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde).

“A proposta é tornar possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação, como escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos”, exemplifica a secretária de Saúde, Elizângela Oliveira.

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos jovens. A iniciativa leva agendas de Educação e Saúde como projetos didáticos nas Escolas da rede. Considerado uma política intersetorial, o programa foi instituído pelo MEC em 2007.

Para alcançar os objetivos propostos, o PSE foi constituído por cinco componentes:avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;promoção da saúde e de atividades de prevenção;educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens;monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes;e monitoramento e avaliação do programa.

Nenhum comentário: