quarta-feira, 14 de junho de 2017

Sesttran e SAS participam de evento comemorativo ao Dia de Combate às Drogas

Representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) e da Assistência Social de Itabuna participaram ontem de um evento no auditório do IFBA/Campus Ilhéus, situado na BA-415, que teve como tema “Drogas, a vida vale mais!” em homenagem ao Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado no próximo dia 26. O evento que abordou a temática “Prevenção e combate ao uso de drogas, bem como a reabilitação e reintegração social dos seus usuários” foi idealizado através de parceria entre o IFBA e a Secretaria Municipal de Assistência Social, de Itabuna.

A Secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, compôs a mesa oficial do evento, juntamente com a Diretora da Proteção Especial de Alta Complexidade, Rosana Bandeira. Na oportunidade, Sandra Neilma destacou a importância da Prefeitura de Itabuna contribuir participando sempre que possível deste tipo de evento que tem como público-alvo adolescentes e estudantes. “A Prefeitura, através da Assistência Social e demais secretarias, reconhece a importância de participar cada vez mais de ações deste tipo, seja como idealizadora ou apoiadora, e nós estamos cumprindo o nosso papel da melhor forma possível”, disse.

A Programação contou com várias palestras, entre elas: “Crack, álcool e outras drogas e suas conseqüências”, ministrada pela palestrante Lívia Póvoas/Assistente Social (Coordenadora de Políticas sobre Drogas, da SAS). Também foi feita uma apresentação do Programa Centro POP de Itabuna. O coordenador do Centro POP, José Paulo Júnior, contextualizou ações para a reinserção social da população em situação de rua. Já o jovem Rafael Brito dos Santos fez um depoimento como ex-usuário.

         Por fim, o inspetor da Guarda Civil Municipal de Itabuna, Valdir Santos, e a tenente do 15º BPM de Itabuna, Heidilane Nascimento, abordaram a temática “Policiamento de Proximidade – Segurança Pública de Itabuna”. Na oportunidade, o inspetor Valdir destacou o trabalho da GCM na abordagem de aproximação a dependentes químicos, bem como a utilização de armas não letais, (a exemplo do Taser, que possui efeito imobilizador).

O evento também contou com visitação à base móvel - ônibus de videomonitoramento que foi apresentado ao público pelos guardas civis Erislan Lídio e Elizabeth Alves - que hoje está integrado aos trabalhos da Guarda e fará parte do “Projeto de Videomonitoramento” que a Prefeitura de Itabuna planeja implantar no município. O representante do IFBA, o pedagogo Roberto de Almeida, finalizou destacando a sua satisfação em realizar este primeiro evento que abordou a temática das drogas através de parceria com a Prefeitura de Itabuna e o 15º BPM. “Espero estender essa parceria para outros eventos, inclusive com a participação da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna”. 

Nenhum comentário: