terça-feira, 27 de junho de 2017

Uesc cria Núcleo de Estudo sobre Cervejas Artesanais

Pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz, no Sul da Bahia, criaram um núcleo que promoverá atividades de pesquisa, extensão e ensino exclusivas na área de cervejas artesanais como o objetivo de fomentar inovação, competitividade e desenvolvimento regional junto aos pequenos produtores e gestores de microcervejarias que atuam em um mercado que deverá crescer 15% ao ano na próxima década. 

Constituído por um grupo multidisciplinar de pesquisadores, o Núcleo de Estudo sobre Cervejas Artesanais – NECA é um programa acadêmico da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e dispõe de uma Planta Piloto da Microcervejaria que foi inaugurada na universidade baiana em julho de 2016, o NECA se torna o primeiro núcleo do Nordeste e o terceiro do Brasil que atua exclusivamente na área de cervejas artesanais. Segundo o professor Dr. Zolacir T.O. Junior, coordenador do NECA, a ideia de criar o núcleo surgiu inspirada nas experiências do Instituto Federal de Bento Gonçalves, que tem o primeiro curso de Enologia do país e na EMBRAPA, que desenvolve pesquisa na área de viti-vinicultura. 

Nesta localidade do Rio Grande do Sul, produtores locais, gestores de vinícolas, agentes políticos e pesquisadores universitários atuam integrados na cadeia produtiva de vinhos, na busca por inovação, competitividade e desenvolvimento regional. O NECA promoverá atividades de pesquisa, extensão e ensino dirigidos prioritariamente para pequenos produtores, gestores de microcervejarias e demais empresas que atuam no setor de cervejaria, bem como instituições públicas e do terceiro setor com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor de cervejas artesanais no Brasil.

Nenhum comentário: