Exposição em pinturas e desenhos na Biblioteca Pública Adonias Filho

A exposição “Anatomia do imaginário”, de autoria de Vinícius Figueiredo, será aberta nesta quarta-feira (5), a partir das 17h30min, na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho. Os trabalhos em pinturas e desenhos ficarão em visitação de quinta-feira (6) a 31 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30min, com entrada gratuita. O apoio é da Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Cultura (Secult). A Biblioteca pública fica localizada na rua Dom Walfredo Tepe, em frente à Praça Castro Alves.;

Sobre seus trabalhos, Vinícius Figueiredo define que o desenho constitui uma das primeiras formas de linguagem experimentada pelos seres humanos. Toda escrita é forma de desenho. “Desenhar é processo mental que se inicia com o olhar, se pensarmos que a nossa relação com o ato de ver não é meramente biológico e sim, mediado pela cultura. Nesse sentido, podemos refletir em um tipo de arranjo inacabado e expresso nos croquis e no redesenho de imagens do cotidiano. Deslocar a imagem de elementos da natureza para uma morfologia poética foi o insight (luz ou estalo) para produção desta série de desenhos, na tentativa especifica de investigar as imagens do imaginário inseridas no contexto contemporâneo”, acentuou.

Vinícius Figueiredo é bacharel em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em cultura visual pela mesma instituição foi professor convidado no curso de arquitetura da Puc-Goiás e lecionou desenhos artístico e técnico no curso de direção de Arte da UFG. Com mais de 10 anos de carreira, participou de diversas mostras dentro do circuito artístico local, nacional e internacional, tendo sua obra exposta no acervo de museus em Portugal, Japão e Londres, entre outros.

Comentários