terça-feira, 4 de julho de 2017

Requalificação da Feira do São Caetano melhora vida de feirantes e moradores

Com importantes intervenções e um olhar atento para o funcionamento das feiras livres da cidade, a Prefeitura de Itabuna tem mudado o aspecto da Feira do São Caetano, com a melhoria do espaço para moradores, feirantes e consumidores. O local, que é uma das principais feiras da cidade, tem recebido por parte da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente uma atenção especial no que envolve a limpeza e requalificação das ruas e reordenamento do espaço.

A prefeitura realizou a desobstrução das ruas da feira tanto na parte terrestre, com a readequação do espaço, quanto pela parte aérea, a partir da retirada de lonas que dificultavam o trânsito de pedestres, o que era uma demanda antiga de moradores e feirantes que trabalham no local. Segundo Michel Oliveira Silva, Chefe das Feiras Livres, a feira do São Caetano recebeu importantes melhorias na parte da iluminação que foi toda recolocada. Michel informa que, atualmente, a limpeza da feira é realizada três vezes ao dia com remoção dos lixos das conchas. “A Biosanear instalou uma equipe permanente que tem realizado esse trabalho de limpeza”, disse.

O que deve mudar o panorama da Feira em um futuro próximo é a cobertura do Canal do São Caetano que, atualmente está em fase final de limpeza e já demonstra melhoria significativa. Segundo Michel, a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano já está verificando como se dará a cobertura do canal visto que a laje existente não poderá receber feirantes por encontrar-se com a estrutura desgastada e com ferragens expostas, dentre outras imperfeições. Michel afirma que com a nova cobertura será possível padronizar ainda mais a feira e organizar o espaço.

“A cobertura do canal irá beneficiar em torno de 120 a 130 feirantes que passarão a ter melhores condições de trabalho. Com o projeto, que foi parcialmente feito e está sendo aperfeiçoado pela equipe da Sedur, após a cobertura faremos uma vila por cima do canal onde padronizaremos os tipos de produtos e haverá uma organização maior da feira com setores predefinidos e com normatização do funcionamento a partir de horários bem definidos e regras de funcionamento”.

Com diversas melhorias já apresentadas à população e aos feirantes, a Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente está trabalhando para otimizar o funcionamento dos espaços já existentes. Michel informa que uma equipe está verificando os boxes abandonados, de modo a contemplar todos os feirantes que precisam do espaço de trabalho. Para isso, “estamos notificando todos que possuem boxes abandonados e colocar algumas pessoa que trabalham na rua para dento da cobertura”.

Nenhum comentário: