segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Todos os sete feridos em explosão de botijão de gás correm risco de vida

Todos os sete feridos após a explosão de um botijão de gás em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, correm risco de vida por causa da extensão das queimaduras. As informações foram repassadas nesta segunda-feira (20) -pelo médico Marcos Barreto, chefe do setor de queimados do Hospital da Restauração (HR), na região central do Recife.

De acordo com a instituição, todas as vítimas têm queimaduras em pelo menos 30% da extensão corporal, mas uma criança de um ano e nove meses teve cerca de 90% do corpo atingido por queimaduras de segundo e terceiro grau. As vítimas, todas da mesma família, foram encaminhadas ao HR após terem sido socorridas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Engenho Velho, na manhã de sábado (18).
“O gás de cozinha é mais pesado que o ar e se concentra em partes baixas, por isso as crianças são as mais atingidas. São queimaduras nos membros inferiores, superiores e na face. O estado de saúde do bebê de um ano e oito meses, que está respirando com a ajuda de aparelhos, é gravíssimo”, detalhou Barreto.

A explosão ocorreu durante a manhã de sábado, logo após a troca do botijão. Roberto Balbino, de 62 anos e também ficou ferido, percebeu um vazamento e tentava consertá-lo quando alguém acendeu a luz do local, causando a explosão. Segundo o posto policial do HR, ele é avô das crianças.
“Todos estavam tomando café da manhã na cozinha, por isso tanta gente foi atingida. Por serem grandes queimados, se houver recuperação, todos irão passar por reabilitação, fisioterapia e cirurgias recuperativas. Vão ter que reaprender a andar”, disse o médico.

Renato Rodrigues da Silva, genro de Roberto Balbino, contou no sábado em entrevista à TV Globo que o gás foi comprado de um revendedor irregular. A porta da casa foi arrancada com a explosão, parte do teto caiu e janela ficou quebrada.

Nenhum comentário: