sábado, 16 de junho de 2018

Tite administra problemas e evita cortes, mas confirma desfalque na estreia do Brasil

Tite teve de quebrar a cabeça, nas três semanas de preparação antes da Copa do Mundo, com os problemas físicos de alguns de seus convocados. Mas a seleção brasileira chegará à estreia, neste domingo, contra a Suíça, com o fantasma do corte jogado para escanteio. Este sábado era a data-limite para qualquer modificação na lista de 23 nomes por lesões ou problemas físicos. Nenhuma mudança será feita.

O treinador confirmou, por outro lado, que o volante Fred está fora do jogo contra a Suíça. Depois de levar uma pancada no tornozelo direito há dez dias, durante disputa com Casemiro, Fred passou uma semana fora de ação e só voltou aos treinos na sexta. Neste sábado, também apareceu em campo na atividade de reconhecimento do estádio de Rostov, palco da estreia brasileira. Apesar da decisão de preservá-lo do primeiro jogo, a comissão técnica confia que ele estará em plenas condições para a sequência da fase de grupos - o Brasil ainda enfrentará Costa Rica, no dia 22, e Sérvia, no dia 27.

- Temos 23 atletas em altíssimo nível.Fred não tem condições para o jogo de amanhã (domingo), mas todos os demais estão em condições. Dois deles precisavam de ajustes, mas hoje conversei com o médico (Rodrigo Lasmar) e com os dois e falei: 'Vocês estão preparados'. Esse era nosso objetivo - disse Tite.

Além de Fred, a comissão técnica também se preocupou com problemas físicos dos meias Renato Augusto e Douglas Costa, que perderam algumas atividades da seleção e tiveram dificuldade para seguir a carga de trabalho dos demais. Na tentativa de evitar lesões de última hora, Tite e seus auxiliares desenvolveram planos de treino individualizados, procurando respeitar os limites de cada um.

- Temos preocupação com o desgaste. Tite diz que eu sou quase um auxiliar da preparação física às vezes, e não dele. Mas tivemos que tomar esta preocupação - justificou Cléber Xavier, o n°2 de Tite na seleção.

Neymar, em recuperação de uma fratura no pé direito, foi outro que inspirou cuidados especiais, mas tranquilizou o treinador ao entrar no primeiro amistoso, contra a Croácia, em Liverpool, e ter bom desempenho.

- O Neymar não está 100% ainda, mas ele é muito privilegiado fisicamente. O nível de sprints, as corridas com velocidade máxima que ele dá, é impressionante. Fez uma recuperação muito boa. Não está na plenitude ainda, mas está preparadíssimo para a estreia - garantiu o treinador.

Nenhum comentário: