terça-feira, 19 de junho de 2018

Vídeo mostra decolagem de helicóptero antes de acidente com 2 mortes em MG

Uma câmera de segurança registrou a chegada e a decolagem do helicóptero Agusta A109, que partiu de Nova Lima (MG) com destino a São Paulo (SP), mas caiu em Espírito Santo do Dourado (MG) no último sábado (16). O empresário Márcio Bissoli, de 50 anos, e o piloto Luiz Gustavo Araújo Soares, 39 anos, morreram na queda.

Segundo o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), o voo foi o segundo feito pelo piloto no mesmo dia. A primeira parada foi em Sete Lagoas (MG). Depois, a aeronave pousou em Nova Lima para abastecer. O circuito de segurança registrou a chegada do helicóptero e a movimentação dos tripulantes.

Por volta 17h30, a aeronave decolou com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Durante o voo, o piloto relatou para a Central de Controle Aéreo em Brasília que estava com problemas mecânicos e dificuldades para pousar. A queda aconteceu pouco depois, às 18h45, na zona rural de Espírito Santo do Dourado (MG).
"Nós agora vamos solicitar ao centro [de controle] de Brasília, ao centro de São Paulo, todas as informações de voo, desde a decolagem dele de Nova Lima até a parte final, quando ele pede emergência. Não só essa parte, mas também a parte do radar, que nós vamos solicitar à Brasília e faz parte da investigação que nós vamos ter início logo logo", explicou o coronel Paulo Santos, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Segundo o Corpo de Bombeiros, ele pegou fogo assim que bateu na montanha. Destroços ficaram espalhados pelo pasto. As peças da aeronave vão ser analisadas pelo Seripa, no Rio de Janeiro (RJ), e pelo Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).
"O impacto fez grande parte da fuselagem e dos corpos entrarem na terra", disse o capitão Ivan Santos Pereira Neto, do Corpo de Bombeiros.

Os corpos foram localizados no início da tarde desta segunda-feira, quase 30 horas depois do acidente, e levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte (MG).

"O corpo do piloto foi encontrado mais próximo aos equipamentos que seriam da frente da aeronave, e o do passageiro [foi localizado] logo atrás do piloto", contou Tatiata Telles Koeler de Matos, chefe do Posto Médico Legal de Pouso Alegre (MG).

Nenhum comentário: