quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Avião cai e deixa feridos em Planaltina de Goiás

Um avião caiu, na tarde desta quarta-feira (1º), e deixou quatro pessoas feridas na zona rural de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, segundo informou o Corpo de Bombeiros.

O acidente aconteceu por volta das 14h30, em uma fazenda nas proximidades da BR-010. Um funcionário do local, que prefere não ser identificado, disse que partes da aeronave se soltaram. "Uma asa caiu depois de bater em uma árvore, a hélice também soltou e o resto ficou amassado, mas inteiro", relatou.

As quatro passageiros foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros do DF, sendo que três foram transportados em helicópteros da corporação e da Polícia Militar do Distrito Federal ao Hospital de Base, no DF. O quarto ferido foi levado no carro dos bombeiros para o Hospital Municipal de Planaltina.

O funcionário disse que o piloto e dois passageiros estão em estado gravíssimo. "Não conheço nenhum deles, não são da região. Eles estavam desorientados e não souberam contar o que aconteceu", afirmou.

O G1 entrou em contato com o Hospital de Base do DF e aguarda informações sobre o quadro dos pacientes.
Investigação
O avião de modelo EMB-711ST foi fabricado em 1981. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro, a aeronave tinha certificado de aeronavegabilidade válido até janeiro de 2021. A Inspeção Anual de Manutenção (IMA) também estava regular, pois vencia na próxima quarta-feira (8).

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que investigadores vão realizar, na quinta-feira (2), a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-RKA. O trabalho consiste em fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

Nenhum comentário: