Nesta terça-feira (11), o Procon-BA divulgou o ranking das empresas que
tiveram mais reclamações neste ano. O primeiro e o segundo lugar da
lista são ocupados por duas empresas que fazem parte da Oi.
Com
751 reclamações, a 'Telemar Norte Leste S/A', empresa de telefonia fixa
da Oi, ocupa o topo do ranking, seguida da 'TNL PCS S/A', que
corresponde ao Oi Móvel, de acordo com a assessoria de comunicação do
Procon-BA, com 558 reclamações. Juntas, as duas empresas correspondem a
8,55% do total de reclamações de 2012, que foi de 15.713. Ao todo, foram
50.450 atendimentos.
Já o terceiro lugar é da Ricardo Eletro
(Ricardo Eletro Divinopolis LTDA), que teve 418 reclamações. Em seguida
está a Insinuante (Lojas Insinuante LTDA), com 403 queixas. A lista é
formada pelas empresas que não resolveram o problema no atendimento
preliminar (intervenção do Procon para resolver o problema junto ao
fornecedor) e na Carta de Informação Preliminar (CIP), endereçada ao
fornecedor que foi alvo da reclamação, com o intuito de solucionar a
questão apresentada pelo consumidor.
Atendimento preliminar
Outro
ranking divulgado nesta terça-feira pelo Procon-BA foi o de
atendimento. Esta lista corresponde as empresas em que as pessoas que
foram atendidas pelo órgão, mas o problema foi resolvido no atendimento
preliminar.
O primeiro lugar é ocupado pela Empresa Baiana de
Águas e Saneamento (Embasa), com 4.039 queixas. Em seguida, estão a
Coelba, com 3.202, a Claro S.A, com 2.250, Lojas Insinuante, com 2.136,
e, em quinto lugar, a Ricardo Eletro Divinopolis LTDA, com 1.814.

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