A rede brasileira de perfumarias O Boticário transformou-se na maior rede de franquias no Brasil, superando pela primeira vez a liderança histórica da cadeia americana McDonald’s no País.
A mudança reflete o grande poder de compra das mulheres, cuja participação no mercado de trabalho é elevada no Brasil se comparada a de outros países, situando-se em torno de 45%, afirma o diretor executivo da Associação Brasileira de Franquias (ABF), Ricardo Camargo.
“O Brasil já é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo, atrás apenas do Japão e Estados Unidos”, diz o executivo.
A entidade divulgou hoje um ranking com as maiores empresas que operam sob o sistema de franquia no Brasil, por faturamento. No entanto, não foram divulgadas as vendas de cada uma das empresas, apenas suas posições na lista. Os franqueados pagam royalties aos detentores de uma determinada marca (franqueadores) e o sistema pode ser aplicado em várias atividades, desde lojas de vestuário a postos de gasolina e supermercados.
O McDonald’s, que se instalou no Brasil nos anos 80 e por muito tempo foi a maior rede de franquias no País, ainda ocupa o segundo lugar no ranking. Em terceiro e quarto lugar estão a rede de supermercados populares Dia%, braço do grupo Carrefour, e a revenda Colchões Ortobom. A rede de fast-food brasileira Habib’s aparece em quinto no ranking da ABF.As informações são do IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário