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Dentro de pouco mais de um mês, o consumidor baiano poderá ter acesso a uma nova bandeira de cartões de crédito que permitirá o parcelamento de compras em até 200 vezes e operará a juros bem mais baixos do que os praticados pelo mercado. No Sudeste do país, a bandeira brasileira Shopcards já começará a operar em abril. "Estamos fechando parcerias com empresas do varejo de linha branca (geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos grandes), linha marrom (televisores, som e vídeo), além de supermercados e shopping centers", revelou ao CORREIO o vice-presidente da Shopcards, Marcello Gimenez.
O parcelamento vai variar de acordo com a fidelização de clientes aos estabelecimentos que contratarem a bandeira, mas o sistema permite parcelar em até 200 vezes - os prazos mais longos serão concedidos em compras maiores, como, por exemplo, o mobiliário e a decoração de apartamentos novos.
A ideia da empresa é operar com o financiamento de bancos de pequeno e médio portes e firmar parcerias com lojas, supermercados, entre outros, para que o cartão funcione como um "private label", com os nomes das lojas que trabalhem com a bandeira. Para começar a operar, a Shopcards já está em vias de firmar parcerias com pelo menos 15 bancos de todo o país, excluídas instituições financeiras de grande porte,já comprometidas com grandes operadoras de cartão de crédito.
Fidelização
A aposta da Shopcards é investir no aprimoramento da relação entre o comércio e os clientes a partir de uma base de dados que forneça aos lojistas informações mais apuradas acerca das possibilidades, gostos e hábitos de consumo dos compradores - o que possibilitará a concessão de prazos com mais segurança. Além disso, os cartões da bandeira cobrarão anuidade zero para o cliente; o comerciante não precisará pagar pelo aluguel da maquineta e as taxas de administração serão bem mais baixas que as cobradas pelos cartões de crédito existentes hoje no mercado. "Cobra-se de 3,5% a 6% por transação; nós cobraremos 1,5%, no máximo", explicou Gimenez.
Compras
A expectativa é que, com essas facilidades e com a fidelização dos clientes, as lojas ampliem os prazos, de acordo com o valor da compra. “Por exemplo, uma loja de eletrodomésticos que divide em até 10 vezes poderá dividir em até 24 vezes”, diz ele.
A Shopcards não pretende atuar, inicialmente, na venda de veículos ou de imóveis, mas já está negociando contrato com uma empresa do ramo da construção civil, uma incorporadora e arquitetos para possibilitar a compra parcelada da decoração de apartamentos novos.
“Para que o cliente não receba o apartamento vazio como uma casca de ovo, ele poderá negociar direto com a incorporadora a compra da decoração, parcelada de 100 a 200 vezes”. A empresa também deve atuar no ramo da saúde, proporcionando o parcelamento de despesas médicas, odontológicas e estéticas.
O músico Ataualba Meirelles usa cartões de crédito no seu dia a dia, mas considera uma "loucura" parcelar uma compra em tantas vezes. "Isso pode acabar enrolando as pessoas", acredita. Ele elogia, porém, a iniciativa de aproximar os lojistas dos seus clientes. Correio da Bahia.
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