O prefeito
Claudevane Leite autorizou o aluguel do prédio onde funcionava a sede do antigo
Grupo Messias, no bairro de Ferradas, para a instalação em Itabuna da reitoria
e do campus provisório da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFESBA. O
local já tinha sido vistoriado pelo coordenador da Comissão de Implantação e
provável reitor da universidade, professor Naomar Almeida Filho, que o
considerou a melhor opção existente na cidade para o funcionamento da UFESBA
até a inauguração do seu campus definitivo.
O prefeito
de Itabuna também esteve no local antes de dar a palavra final para o aluguel
do imóvel. Vane disse que a administração municipal procurou ser ágil na
definição do local para instalação da reitoria e das salas de aula que vão
assegurar o início do funcionamento da UFESBA já no ano que vem. “Desde o
começo entendemos a universidade como uma prioridade. A sua chegada a Itabuna
vai mudar a cidade e a região, que darão um salto qualitativo de
desenvolvimento. Eu considero a implantação da universidade federal um dos mais
importantes empreendimentos da história do município, ao lado da rodovia BR-101
e da Ceplac”, salienta o prefeito.
Naomar
Almeida elogiou o empenho da Prefeitura de Itabuna, lembrando que a destinação
de um local para o funcionamento provisório da UFESBA ocorreu menos de uma
semana depois que a presidente Dilma Rousseff sancionar a lei criando a
universidade. Segundo Naomar, a confirmação do campus da UFESBA em Ferradas,
onde inicialmente será o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado
e a sede da Reitoria, significa uma excelente notícia. “O terreno
disponibilizado pela Prefeitura de Itabuna, com instalações amplas e de bom
padrão construtivo, nos permitirá de fato iniciar atividades acadêmicas já em
setembro do próximo ano”, informou.
Agora,
segundo o reitor, a equipe de implantação terá um enorme desafio: montar os
cursos, realizar concursos públicos, recrutar docentes e servidores, equipar os
Colégios Universitários e os campi da UFESBA, tudo isso em prazo recorde de
pouco mais de um ano. Naomar confia que “com
a colaboração da sociedade grapiúna, de suas lideranças políticas e de toda a
população da Região Sul e do Extremo-Sul da Bahia, com certeza teremos êxito
nessa grata missão”.

ليست هناك تعليقات:
إرسال تعليق