quarta-feira, 27 de maio de 2020

Toque de recolher dá errado e casos de covid-19 disparam em Itabuna

O toque de recolher decretado em Itabuna pelo prefeito Fernando Gomes após ordens do governador Rui Costa, foi uma medida que não deu certo na cidade, pelo contrário fez os casos dispararem assustadoramente.
A medida restritiva chamada toque de recolher que impede a circulação de pessoas das 20:00 até ás 05:00, foi decretada pelo prefeito no dia 11 de maio e entrou em vigor no dia seguinte, 12 de maio, nesse dia Itabuna registrou 393 casos de covid-19 com 12 mortes. O decreto teria validade de 10 dias e se encerraria no dia 22 de maio, porém o prefeito Fernando Gomes novamente cumprindo ordens de Rui Costa, ampliou  o decreto por mais 10 dias, nesta quarta-feira 27 de maio faz 15 dias de toque de recolher em Itabuna e os números do coronavírus assustam, são 756 casos com 31 mortes.

O Informe Geral Itabuna fez um levantamento da situação antes e após o toque de recolher, medida que até o momento só serviu para prender trabalhador e agravar ainda mais a crise de saúde no município.
Em 12 de maio (início do toque de recolher) Itabuna tinha 393 casos de covid-19 com 12 óbitos (mortes). No dia 22 de maio, foi registrado na cidade 691 casos da doença com 25 mortes, um aumento de 298 infectados com 13 mortes, o número de óbitos no período aumentou mais de 100% provando que a medida não deu certo e só serviu para piorar ainda mais a situação.
Fazendo uma comparação mais ampla, analisando os 15* dias de toque de recolher, fica ainda mais evidente o desastre que está sendo essa medida. No período houve um acréscimo de 363 casos e 19 mortes. Itabuna saltou de 393 casos dia 12/05 para 756 casos em 26/05. *(Faltando o boletim do dia 27/05 para completar exatos 15 dias).

7 comentários:

Oniram Atila disse...

Você só consegue analisar o resultado de medidas de isolamento após 14 dias. Isso acabou de ser completado. Então ainda não pode ser feita uma boa análise. Além do que você está avaliando aumento do número total de casos, sendo que o correto é analisar a taxa de novos casos.

Anônimo disse...

Isso e gente querendo só atrapalhar o trabalho do prefeito...talvez sem o toque de recolher poderia ter aumentado ainda mais...

Anônimo disse...

Nao esta servindo para nada mesmo, pq o casos so crescem. Do jeito que esta indo, vai Chegar o final do ano, e a gente em casa passando fome.

Anônimo disse...

Eu só queria chegar à conclusão do quanto vale a ignorância de um povo? Até quando vamos ter que fingir que Deus conhecemos o que de fato está acontecendo em nosso país. Existem estudos que evidenciam equívoco do Lockdown. O isolamento total simplesmente não funciona. Não é empirismo ou achismo. São dados extraídos de instituições sérias, são estudos.
Em um dos estudos realizados por um matemático da estação espacial israelense relatou em seu estudo que não há diferença entre isolamento vertical e horizontal. Os países que fizeram e os países que não fizeram alok down tem resultados praticamente equivalentes. Tem como resultado temos exemplos de países como o Japão, a Austrália Suécia e a Coreia do Sul.

Anônimo disse...

queremos saber é onde estar a verba que o governo liberou pra apoio a codiv..nao tou vendo prefeitura dando álcool em gel nem máscara a ninguém, muito pior em preparar leitos pra quem ta pegando o vírus...presta conta ai que queto ver!

Wesley Souza disse...

Oniram boa noite então me ajude a analisar a taxa após o toque de recolher. Aguardo o contato.

Fiz a análise baseada nas informações dos boletins de própria prefeitura, são números absolutos, quem achar que está errado é só mostrar a maneira correta de analisar.

O Certo é, que fecharam tudo com 1 caso há exatos 68 dias e hojé estamos chegando aos 800 casos, estaria pior sem o isolamento? Me mostre uma cidade onde a situação ficou pior sem o isolamento e o tal ditador toque de recolher.

Pr.Radameris disse...

Olha aqui onde esta o dinheiro do povo


https://odivergente.blog.br/itabuna-a-inauguracao-da-grande-obra-do-dia-da-cidade-a-mansao-de-son-gomes/