quinta-feira, 24 de junho de 2021

Em visita técnica à Funasa, Queiroga ressalta compromisso com atenção primária à saúde


O ministro Marcelo Queiroga visitou nesta quinta-feira (24) as instalações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A instituição fortalece as ações do Ministério em 4905 municípios brasileiros ao prestar serviços de saúde pública com ações de saneamento básico e ao fornecimento de água potável à população.

“Desde o início da gestão, o governo federal aposta na melhoria de atenção primária à saúde. Nós queremos cuidar das pessoas antes que elas adoeçam e isso está diretamente ligado ao saneamento básico, à melhoria da gestão dos resíduos sólidos e à saúde ambiental”, disse o ministro.

Queiroga reforçou a necessidade de fazer com que as políticas públicas já existentes cheguem a toda a população brasileira, até aos municípios mais afastados. “Os riscos à saúde pública podem ser minimizados ou eliminados com o uso apropriado de serviços de saneamento. Água de boa qualidade, por exemplo, assegura a redução e o controle de doenças como diarréias, cólera, dengue, febre amarela, malária e inúmeras outras que ainda acometem a população brasileira”, afirmou Queiroga.

O presidente da Funasa, coronel Giovanne Gomes da Silva, apresentou os projetos e as ações desenvolvidas pela instituição. “Ainda é a realidade de muitos brasileiros ter que queimar lixo, por exemplo, e nossa missão é levar qualidade de vida à essas pessoas”, explicou.

Compete à Funasa, órgão do Ministério da Saúde, fomentar ações de saneamento para o atendimento, prioritariamente, a municípios com população inferior a 50.000 habitantes. A entidade também implementa ações de saneamento em áreas rurais e comunidades tradicionais de todo o Brasil, tais como as populações remanescentes de quilombos, assentamentos de reforma agrária, comunidades extrativistas e populações ribeirinhas.

O principal projeto desenvolvido pela Funasa no momento é o Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR) que visa promover o saneamento básico em áreas rurais. Ele contempla a proposta de matrizes tecnológicas capazes de atender a diferentes contextos e realidades. 

Nenhum comentário: