terça-feira, 2 de agosto de 2016

Secretaria de Saúde vai distribuir novas cadernetas de vacinas das crianças‏

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde começa a disponibilizar nas Unidades Básicas de Saúde as novas cadernetas de vacinas das crianças que nasceram a partir do primeiro semestre deste ano, mas que ainda estão com o cartão provisório. A caderneta – azul para os meninos e rosa para as meninas – acompanha o Manual de Saúde da Criança, que contém importantes informações, que vão desde amamentação, vacinas, o cuidado com o umbigo nas primeiras semanas de vida do bebê, acidentes domésticos, a outros fatores indispensáveis na fase infantil. 

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gracilene Dias, explicou que o material foi confeccionado pelo Ministério da Saúde reunindo orientações essenciais para a saúde da criança nos primeiros dias de vida. “Na caderneta os pais também podem registrar o desenvolvimento da criança desde o nascimento até os nove anos de idade, a exemplo de peso, altura, visitas ao pediatra e outros detalhes considerados importantes no dia a dia do bebê”, explica. 

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, reforça a importância da caderneta de vacinação da criança, também chamada de “passaporte da cidadania” pelo Ministério da Saúde, por se tratar de um documento único para cada criança. Bicalho explica que a primeira parte do livro, que contém quase 100 páginas, é dedicada a quem cuida da criança e disponibiliza informações básicas e orientação que ajudam a garantir uma boa saúde da criança. 

 “A segunda parte é direcionada aos profissionais de saúde, por conter espaço para o registro de informações relacionadas à saúde da criança e tipos de doenças comuns na infância”, acrescenta. “É importante também”, continua o secretário, “porque contém gráficos de crescimento e desenvolvimento (CD), tabelas para registros das vacinas aplicadas, dentre outros assuntos que permitem uma visão global do desenvolvimento infantil”.

Nenhum comentário: