quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Buscas chegam ao 6º dia em SC pela aeronave e pai de deputado do RJ

As buscas pelo engenheiro e piloto José Ubirajara Moreira da Silva, de 77 anos, pai do deputado estadual e pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro Pedro Fernandes (PDT), chegam ao 6º dia nesta quarta-feira (1º) no Litoral Norte catarinense. Ele desapareceu na manhã de sexta-feira (27) em um avião de pequeno porte modelo Conquest 180, que decolou de Porto Belo, Litoral Norte catarinense, com destino a Itanhaém (SP).

Conforme o tenente do Corpo de Bombeiros Daniel Dutra, responsável pelas buscas, nesta quarta os trabalhos estão concentradas no mar, com mergulhadores e com o equipamento Sonar, que consegue detectar a presença de objetos metálicos em profundidade.

"A gente tá recebendo apoio de uma empresa de mergulho profissional que está com duas embarcações e nós estamos com uma nossa de apoio", explica o tenente Dutra.

Os trabalhos ocorrem no litoral, de Porto Belo até Itajaí. Até as 11h, aeronave e vítima não haviam sido encontrados.

Investigação
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou na terça-feira (31), em nota, que o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) começou o processo de investigação do acidente.
Foi aberta uma ação inicial, que é a coleta de dados para investigação, esclarece o Cenipa. O órgão vai fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

Ainda de acordo com o Cenipa, o objetivo é prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

Objetos encontrados
Na segunda-feira (30), o Corpo de Bombeiros resgatou da roda de uma aeronave na Praia de Bombinhas. Os socorristas cogitam que ela possa ser da aeronave PU-OGL, modelo Conquest 180, pilotada por Bira, considerado desaparecido desde sexta (27).

A roda foi encontrada por pescadores que estavam no costão na praia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a peça deve ter sido trazida pela correnteza e foi vista após a maré baixar. Os pescadores chamaram a Polícia Militar, que acionou os bombeiros. A roda foi enviada para a Aeronáutica para análise.
No dia anterior, destroços que seriam desse avião haviam sido encontrados na Meia Praia, em Itapema, segundo o Corpo de Bombeiros. E no sábado (28), foram achados uma mochila, um chapéu, uma escova de cabelo, uma cuia e a mala, que eram de Bira.

Nenhum comentário: