![Tabatinga/AM - Tabatinga/AM - Frank Mendonça viajou dois dias para levar seu filho Jonatan ao pediatra (Antonio Cruz/Agência Brasil)](https://imagens.ebc.com.br/Jpbq3ehUIbnTWY2fQnodzsfgMc4=/1170x700/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/atoms/image/1096808-antcrz_abr_0611174818_02.11.17.jpg?itok=ZfI6pxjc)
O ministério da Defesa anunciou a inauguração do Centro de Operações Conjuntas, uma iniciativa que envolve os três comandos militares - Marinha, Exército e Força Aérea - para fornecer ajuda logística e operacional ao Governo Federal durante o período de combate à pandemia do novo coronavírus.
Segundo nota publicada pelo ministério, o contingente militar poderá ser usado no apoio às ações federais, no controle de passageiros e tripulantes nos aeroportos, portos e terminais marítimos, e no controle de acesso das fronteiras. O documento lista ainda que 10 Comandos Conjuntos estão disponíveis para atuar especificamente nas cinco regiões brasileiras. O Comando de Operações Aeroespaciais - uma unidade permanente de defesa nacional - também participará da iniciativa.
Uma força com treinamento especial em defesa química, biológica, radiológica e nuclear poderá ser utilizada em áreas de risco, e também na descontaminação humana, de ambientes ou de materiais. Os militares também podem ser usados em postos de triagem para identificar possíveis focos de infecção do Covid-19 em pontos estratégicos, como fronteiras e aeroportos.
O ministério comunicou ainda que hospitais de campanha - estruturas médicas temporárias criadas para atuar em áreas de conflito ou instabilidade - poderão ser usados em apoio à rede pública e privada de atendimento de saúde.
![info_defesa](https://imagens.ebc.com.br/ccpxo8DgWdsidLVJPWevUo_ZgaU=/754x0/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/info_defesa.jpg?itok=8zSSLPxQ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário