terça-feira, 25 de abril de 2017

Supremacia nos números: Flamengo e Fluminense lideram as principais estatísticas do Carioca

Vinte e dois anos depois, Flamengo e Fluminense voltam a fazer uma partida valendo o título do Campeonato Carioca. Enquanto que o Rubro-Negro teve a melhor campanha geral da competição, o Tricolor se sagrou campeão da Taça Guanabara, no 1º turno.

Após eliminarem seus rivais na semifinal, Fla e Flu chegam à decisão com o bom desempenho refletido nos números. As duas equipes lideram a maioria das estatísticas do Estadual, principalmente nas que dizem respeito ao controle de jogo e capacidade ofensiva.

Melhores ataques do campeonato – são 36 gols do time da Gávea contra 33 do Tricolor -, os finalistas são os únicos clubes que conseguiram mais de 100 finalizações no alvo, de acordo com dados do Footstats. Foram 103 arremates certos do Flamengo e 101 do Fluminense.

E os tentos não saíram ao acaso. Com 23 passes para gol, o time das Laranjeiras lidera este quesito, seguido exatamente pelo seu adversário da decisão, que balançou as redes 21 vezes após a assistência de um de seus jogadores.

Nas chances criadas, as duas equipes aparecem novamente no topo do ranking. E mais uma vez bem próximos. São 178 assistências para finalização do Rubro-Negro contra 175 do Tricolor. Botafogo e Vasco, por exemplo, estão na casa dos 150. Ou seja, os finalistas criaram cerca de 15% a mais que os rivais que já deixaram a disputa.

Muito da supremacia das duas equipes se deu pelo bom toque de bola. Os dois aparecem também como os times que mais trocaram passes certos no campeonato. O Fla, com 5857 toques corretos, de acordo com o Footstats, é disparado o líder do fundamento. O Flu aparece em segundo, com 4881.

O aproveitamento do Flamengo nos passes é o maior da competição, com incríveis 91,7% de acerto.

No um contra um, porém, a vantagem é tricolor. O time é o líder em dribles certos, com 69, seguido pelo Vasco, com 58. Adversário da final, o Flamengo aparece apenas na 4ª colocação, com 40 fintas corretas.

Com a bola rolando entre os dois, este ano, dois empates: 3 a 3 e 1 a 1. Mais um exemplo do equilíbrio entre os times.

Nenhum comentário: