Alunos da sede e do interior se encontraram em Ilhéus para um dia de brincadeiras e festa

Cerca de 1.500 crianças das escolas municipais da sede e do interior de Ilhéus, participaram no sábado (27) do encerramento da Semana Mundial do Brincar, idealizada pela ONG Aliança pela Infância e que, no âmbito local, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. Devido às chuvas que caíram sobre a cidade durante toda a manhã, as interações que aconteceriam nas praças públicas foram transferidas para o Teatro Municipal.

Alunos da educação infantil da rede municipal de ensino contaram com o auxílio do transporte escolar para participarem do evento. Os ônibus não pararam de chegar de todos os cantos da cidade. “É uma oportunidade de um dia diferente, de brincadeiras e de descobertas sobre o saber partilhar com os colegas”, destacou a dona-de-casa Mariângela Oliveira, mãe da pequena Rebeca, estudante do IME.

Musicoterapia, dança, desenho, contação de estórias e pintura facial. Roda de capoeira, zumba infantil, brincadeiras folclóricas. Na Ecoteca, montada em parceria com a Coelba, na praça Dom Eduardo, o espaço lotado dava a dimensão a satisfação dos pequenos.
A programação da Semana Mundial do Brincar teve início dia 21 nas escolas, com manhãs e tardes marcadas por brincadeiras, atividades livres, artes plásticas, danças, leituras, palestras e ciclos de debates. Ilhéus é uma das cidades contempladas com o projeto, cujo objetivo principal é resgatar as brincadeiras que evidenciam experiências lúdicas e dão às crianças seu lugar no tempo.

A ideia é “preservar a infância que, muitas vezes é perdida pela interferência tecnológica e digital da sociedade atual”, afirma a secretária de Educação, Eliane Oliveira. A Semana Mundial do Brincar acontece em mais de 15 países. O tema deste ano foi “O Brincar que Encanta o Tempo”.

O projeto ainda contou com apoio de estagiários da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da UNOPAR, de animadores de festas infantis da cidade, do Soró, que forneceu pipocas, do Sesi e Coelba, que incrementaram o evento com as atrações da Ecoteca. Cerca de 80 profissionais estiveram envolvidos.

Comentários