terça-feira, 9 de maio de 2017

Ilhéus homenageia mulher condutora de veículo automotor no ‘Maio Amarelo’

Com o objetivo de conscientizar o comportamento dos motoristas que trafegam nas ruas e avenidas de Ilhéus, a Coordenação de Educação para o Trânsito, vinculada à Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) intensifica esta semana o movimento mundial ‘Maio Amarelo’. Hoje (9), e nos dias 11 e 14 deste mês, a partir das 9 horas, os trabalhos serão reiniciados na Praça Cairu, Rua 13 de Maio e posto temático (Avenida Petrobras), com panfletagem, conscientização oral, distribuição de brindes (lixeiras) e rosas amarelas às mães.

De acordo com Rogério Buralho, coordenador da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), um dos objetivos do movimento ‘Maio Amarelo’ é inverter valores e acabar com a conotação pejorativa que culturalmente é atribuída à mulher enquanto condutora de veículo automotor e ao mesmo tempo evidenciar todas as qualidades que ela agrega ao trânsito.

Já Albervan Barreto, coordenador de Educação para o Trânsito, da Sutran, informou que, este mês, a prefeitura tem desenvolvido em Ilhéus ações educativas para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, além dos rotineiros casos de ocupação irregular de vagas destinadas aos cadeirantes.

Programação

De 17 a 21, a Sutran fará panfletagem e passeio ciclístico, com saída do terminal rodoviário. A proposta é cultivar respeito mútuo, estimular boa convivência entre condutores de veículos automotores e ciclistas. Algumas bicicletas vão dispor de dispositivo denominado ‘Respeitômetro’, que se refere à distância de segurança quando em movimento entre estes veículos.

Ainda no bojo da campanha, a Sutran programou para os dias 22, 23 e 24, a partir das 8 horas, nas escolas Rotary e Pequeno Davi e Praça Cairu, panfletagem, orientação aos alunos e pedestres como atravessar a faixa, e conscientizar motoristas com a faixa personalizada. O objetivo é orientar pedestres e condutores de veículos automotores da importância em comunicar-se durante o uso da faixa, por meio de expressão corporal e visual.
Álcool x direção

Encerrando o ‘Maio Amarelo’, nos dias 26, 27 e 28, a Sutran realiza caminhada na Faculdade Madre Thais, Barrakítika, Passarela do Álcool, no bairro do Pontal, e em cabanas da praia do sul. O objetivo é alertar para os perigos e estatísticas relacionadas ao uso de bebida alcoólica e direção

O “Maio Amarelo” conta com a participação e apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 68ª, 69ª e 70ª Companhias Independentes de Polícia Militar, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Serviço de Referência dos Direitos da Mulher (Ser Mulher), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sindicatos, comerciantes, ciclistas, associações, autoescolas e estudantes.

Nenhum comentário: