terça-feira, 2 de maio de 2017

Novos equipamentos e reforma da rede vão melhorar sistema público de saúde de Ilhéus

Tão logo seja inaugurado o Hospital Regional Costa do Cacau, no Banco da Vitória, em Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre Sousa (PSD) iniciará o processo de municipalização do Hospital Geral Luiz Viana Filho. A unidade que funciona há cerca de 40 anos no bairro a Conquista passará a ser um Hospital Materno-Infantil. No último final de semana, Mário Alexandre garantiu que os encaminhamentos legais para a transferência já estão bem adiantados. Ao lado do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, ele inspecionou a conclusão das obras de engenharia do Hospital Costa do Cacau, com inauguração prevista para o final de junho.

Por outro lado, o governo municipal informou que mantem em um bom ritmo as obras de recuperação em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ilhéus. Localidades de norte a sul do município como Iguape, Malhado, Banco da Vitória, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória, estão com obras em andamento com o objetivo de melhorar as condições de funcionamento das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). A previsão é de que até o final deste ano, as unidades PSF do município estejam reformadas, ampliadas ou construídas.

Em todas as unidades que se encontram em reforma – algumas com recursos próprios, outras com recursos federais - foram encontrados problemas nos telhados, infiltrações, mofo, sistema elétrico e falta de pintura. “As unidades PSF foram encontradas em condições precárias e, algumas, inoperantes. Nosso objetivo é que na medida em que as melhorias sejam realizadas, os postos possam funcionar bem para atender as necessidades da população”, justificou Rafael Lima, Superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra).

Está em execução a construção do PSF do Iguape, com entrega prevista para agosto e a reforma do PSF do Banco da Vitória. No Malhado, o Centro de Saúde Sarah Kubitschek, está sendo reformado e ampliado, com entrega programada para o mês de julho. Já o PSF do Nelson Costa, passa por reforma, e a entrega está prevista para o mês de maio. No bairro Hernani Sá, o Centro de Saúde Avançado (CSA) será ampliado, assim como o PSF do Couto.

Mais seis novos postos de saúde serão construídos. Os procedimentos para as relicitações estão em fase de conclusão para que locais como a Avenida Esperança, Conquista, Teotônio Vilela I, distrito de São José, Olivença e Princesa Isabel II, recebam os novos e modernos equipamentos.

Nenhum comentário: