quarta-feira, 31 de maio de 2017

Secretaria da Educação de Itabuna investe na qualificação de gestores escolares

Aperfeiçoar a prática gestora nas escolas da Rede Pública Municipal na perspectiva de assegurar aos alunos o direito de aprender tem sido o norte das ações da Secretaria Municipal de Educação (SEC) de Itabuna. Dentro dessa perspectiva, a secretária Anorina Smith Lima, apresentou para diretores de departamentos e de escolas dois novos cursos ofertados pelo Ministério da Educação, por meio do FNDE no âmbito do Programa Formação Pela Escola, em parceria com a SEC. O encontro, que teve ainda a apresentação do plano de ações das assessorias do departamento de educação básica, ocorreu na terça-feira (30), na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

Ao discutir esse processo de qualificação da gestão da educação pública municipal, Anorina Smith falou da importância de cursos para os diretores das unidades escolares. Segundo a secretária, esses encontros e cursos fortalecem o entendimento da gestão de por parte de todos que atuam como diretores e que, em muitos casos, precisam adquirir experiência para tratar de questões burocráticas ligadas a administração escolar.

Anorina salienta que o trabalho alinhado entre secretaria e diretores é fundamental para tornar eficaz a execução de projetos e programas educacionais. “Precisamos ter um grupo de diretores que esteja trabalhando afinado com a rede e  com a Secretaria de Educação. Nós não conseguimos entender uma gestão onde a ponta do sistema de ensino, que é escola, esteja distanciada, que esta à frente do sistema, que é a Secretaria de Educação”, comenta a secretária.

Sobre a importância da participação da comunidade em torno da gestão escolar, a secretária ressaltou que as decisões das escolas precisam passar pelo Conselho Escolar, representado por todos que trabalham na escola e também pela família de alunos. Para Anorina, é fundamental a boa convivência entre gestão e comunidade. “Quando se fala em administrar a educação, não e só administrar os recursos públicos em seu caráter financeiro, mas sim de forma mais ampla, envolvendo o administrativo e o pessoal na aprendizagem”, conclui.

Já a diretora do Departamento de Educação Básica da SEC, Elizangela dos Santos Moura, enfatizou que a meta é proporcionar a qualificação para todos os gestores das escolas. “Existe uma preocupação por parte da Secretaria da Educação no sentido de assegurar não somente a qualificação, mas um constante acompanhamento da gestão escolar para que sejam atendidas às expectativas da comunidade, em relação à função primordial da escola, que é a de garantir o direito de aprender dos alunos”, pontuou.

Nenhum comentário: