Filas quilométricas nos caixas eletrônicos e casas lotéricas. O “0800” e o internet banking também estão congestionados. Estes são alguns dos reflexos do primeiro dia de greve dos bancários, em Itabuna, onde houve uma adesão unânime ao movimento nacional. Em tempo, vale ressaltar que esses meios citados acima também são os únicos canais de atendimento ao público, disponíveis nesse período de paralisação, até então, por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria está o reajuste de 14,78%.
Em contrapartida, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresentou uma proposta de 6,5%, o que, para os grevistas, fica muito abaixo do valor exigido. Ao Diário Bahia, Paulo Eduardo, presidente em exercício do Sindicato dos Bancários, informou que os funcionários reivindicam, ainda, melhores condições de trabalho e mais contratações. “Para se ter ideia, só em Itabuna, hoje, precisaríamos do dobro de funcionários em cada agência espalhada pela cidade. Tá aí a explicação para a demora nos atendimentos, as filas.
O contingente é muito pouco para a grande demanda”, observou Paulo. Segundo ele, enquanto durar a greve, o sindicato estará promovendo mobilizações em frente às agências, com panfletagens e carro de som. Mesmo com adesão de 100% dos bancários, dois funcionários foram disponibilizados nesta terça-feira e voltarão na quinta, após o feriado, para auxiliar aposentados e pensionistas nos caixas eletrônicos. “Essa é a única exceção”, enfatizou o sindicalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário