terça-feira, 20 de junho de 2017

Câmara e Educação debatem demandas de escolas municipais

Na tarde de segunda-feira (20), a secretária da Educação de Itabuna, Anorina Smith Lima, esteve na Câmara de Vereadores do município para debater com vereadores e representantes do Sindicato do Magistério Público Municipal (Simpi) demandas apresentadas no primeiro semestre letivo da Rede Pública Municipal de Ensino. A secretária atendeu um pedido do Vereador Jairo Araújo, que convocou a reunião.

Na oportunidade, a secretária entendeu a necessidade apresentada pelos vereadores de se fiscalizar as escolas no sentido de verificar observações do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, bem como questionamentos sobre o remanejamento de alunos de unidades escolares que apresentaram baixa demanda na procura por matrícula. Segundo a secretária, essa mudança ocorreu a partir de um mapeamento da Secretaria da Educação (SEC) que identificou escolas municipais onde a estrutura física apresentava riscos a alunos, professores e funcionários.

“A reunião foi uma oportunidade de esclarecer essas dúvidas que existiam por parte dos vereadores e ressaltar que a nossa gestão está pautada em garantir o que é de direito para os alunos, o que é de direito para os professores e, sobretudo, fazer uma gestão séria”, comenta Anorina.

Na avaliação do vereador Jairo Araújo, a câmara esteve cumprindo o seu papel e tomando conhecimento acerca dos problemas enfrentados pela gestão, visto que muitas demandas são decorrentes de déficits passados. O vereador salienta que todo início de governo enfrenta dificuldades em questões referentes à merenda escolar, material, dentre outras demandas e que Itabuna não foi diferente até mesmo por conta do atraso no início do ano letivo em virtude de greves que ocorreram no passado.

Para Jairo, “é necessário que se faça um esforço imenso no sentido de melhorar a gestão nas escolas municipais de Itabuna, tanto do ponto de vista da secretaria de educação, quanto na gestão em si da educação nas escolas”.

A presidente do Simpi, Carmem Oliveira, parabenizou a iniciativa dos vereadores em propor o debate onde foi possível ter um diagnóstico dos problemas da educação no município. Carmem comenta que a crise econômica do país mexeu com a estrutura dos municípios, e observa que é preciso encontrar caminhos para dar manutenção nas escolas, melhores condições de trabalho para os professores e dar melhor merenda e um melhor ambiente aos alunos. “Tivemos problemas nos últimos anos e agora precisamos planejar a educação de Itabuna, planejar em relação aos estabelecimentos e mudar, inclusive, o projeto do plano de carreira dos professores que está aquém da legislação vigente”, conclui.

Nenhum comentário: