quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Tubarões agressivos podem ser encontrados em rios do Amazonas

Para quem acredita que tubarões só podem ser encontrados em água salgada, melhor ir mudando de idéia. No Amazonas, e bem próximo de Manaus, já foram encontrados algumas dezenas de tubarões de água salgada.

A fera das águas chega até a capital e municípios próximos atraída pelos restos de comidas que são jogados por embarcações que entram no Estado. Eles acabam se adaptando à água doce, não acham o caminho de volta, e por aqui ficam para o desespero de banhistas.

No Pará, vários tubarões também já foram capturados por pescadores. Geralmente da espécie cabeça-chata, que se adapta fácil a mudanças de temperatura na água.
Por causa da capacidade de viver em locais de baixa profundidade, são comuns casos de ataques mortais desse tipo de tubarão.

Ele atinge de 2 a 3,5 metros de comprimento. Sua coloração do dorso vai desde marrom a cinza escuro, com o ventre branco. Seus dentes possuem forma triangular, sendo que os da mandíbula inferior se parecem com pregos, que ajudam a segurar a presa, enquanto os dentes superiores, serrilhados, rasgam a carne, e por isso causam grandes estragos em pessoas quando atacadas pelo tubarão, que tem o hábito de chacoalhar a cabeça (como outras espécies) o que aumenta o ferimento.

Alimenta-se de peixes, incluindo outros tubarões (até da mesma espécie), arraias e pássaros. São encontrados perto de costas das praias, mas podem viver por um tempo em rios e lagos. Já foi encontrado três quilômetros acima no rio Mississipi (EUA), e é fato conhecido que esses tubarões são capazes de subir o rio Amazonas até Manaus, segundo os pesquisadores.
Também são a principal espécie a atacar humanos em áreas fluviais, graças a essa capacidade de viver em baixa salinidade.

O primeiro tubarão a ser encontrado próximo a Manaus foi na década de 70 no Paraná da Eva. Na época a notícia foi destaque nos jornais locais.

Como navios e grandes embarcações fazem rota pelo Rio Amazonas, essas feras ainda podem estar rondando nossas águas.

Depois de um ano no novo local, ele dá à luz cerca de 13 filhotes que nascem com 70 cm, e ainda possuem expectativa de vida de 14 anos.

Nenhum comentário: