segunda-feira, 30 de julho de 2012

Conar condena anúncio da Coca-Cola com "cavalo de pau"


O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) condenou uma propaganda da Coca-Cola Zero por considerá-la "deseducativa e perigosa". A peça, exibida na televisão sob o slogan "0,01% de possibilidades", mostra uma garota atrasada que pega carona com um taxista que, para ajudá-la, faz manobras arriscadas no trânsito - inclusive com um "cavalo de pau", manobra em que o veículo dá meia volta bruscamente.

Acreditando que a propaganda seria um incentivo a atitudes irregulares no trânsito, o Conselho de Ética do Conar abriu um processo por iniciativa própria. Na reunião da última quarta-feira, o órgão determinou que o anunciante modificasse a peça retirando a cena do vídeo ou que a veiculação fosse suspensa. Em contato com o Terra, a assessoria da Coca-Cola não comentou a determinação.

Viral

Na mesma reunião, a propaganda "Conectados vivemos melhor", veiculada pela Vivo na internet, também foi reprovada. A propaganda exibia bonecos animados que estimulavam as crianças a divulgarem uma mensagem na web. Os bonecos insinuavam que quem não disseminasse o recado não teria amigos.

A entidade recebeu denúncias de consumidores, pois a propaganda fazia um apelo para que as crianças fizessem algo que, muitas vezes, não está ao alcance delas. A peça foi considerada antiética e estimuladora de algo que pode ser perigoso - o uso errado das redes sociais. O conselho pediu a supressão das duas mensagens, por edição do vídeo ou suspensão da propaganda. Em nota, A assessoria da Vivo afirmou que "cumpriu a decisão do Conar em relação ao vídeo viral mencionado pela reportagem, fazendo os ajustes solicitados pela entidade."

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