sábado, 28 de julho de 2012

Judô brasileiro garante primeira medalha para o Brasil


É bronze. O brasileiro Felipe Kitadai ganhou a primeira medalha para o Brasil. O lutador, que completa 23 anos neste sábado (28), enfrentou o italiano Elio Verde pela repescagem da categoria ligeiro (até 60kg).

A luta foi até o golden score (morte súbita), quando não há pontuação no tempo regular. Após novos três minutos, o lutador brasileiro conquistou um yuko. O juiz chegou a chamar os dois lutadores para o centro do tatame. O suspense fez o brasileiro pensar que a pontuação seria anulada e a luta recomeçada. Mas a vitória foi confirmada pelos juizes laterais e central.

No primeiro dia do judô nas Olimpíadas de Londres, a luta até a disputa da medalha de bronze foi dramática. Após ser eliminado da disputa pela medalha de ouro, o brasileiro avançou ao conseguir um yuko a 45s do fim, contra o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi .

A natação é a categoria que conquistou o maior número de medalhas para o Brasil nas Olimpíadas, com 17 pódios. Atrás, vem a vela, com 16 medalhas.

Felipe Eidji Kitadai nasceu em São Paulo, no dia 28 de julho de 1989. O atleta faz parte da seleção brasileira de judô desde 2008. Com apenas 1,63m e 60kg, o ligeiro já conquistou as medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, na Copa do Mundo de Roma 2010 e nos Jogos da Lusofonia 2009, além da prata no Mundial por Equipes de Paris 2011.

Nenhum comentário: