domingo, 3 de junho de 2012

Não há sobreviventes em desastre aéreo na Nigéria, dizem autoridades


Não houve sobreviventes entre os passageiros a bordo de um avião de passageiros que caiu na cidade de Lagos, na Nigéria, neste domingo, disse um oficial da Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências. Estima-se que houvesse 153 pessoas na aeronave, um Boeing MD83.

O porta-voz do escritório de investigação de acidentes Tunji Oketunbi declarou que o número definitivo de vítimas será divulgado apenas "quando as buscas e as operações de resgate" forem concluídas. Um porta-voz da companhia aérea disse que havia 147 passageiros a bordo, além de seis membros da tripulação.

Também consideram a possibilidade de mortes entre os moradores do bairro no qual o avião caiu, segundo uma fonte dos serviços de emergência. Em um dos edifícios danificados foram encontrados cerca de dez cadáveres carbonizados.

Pouco antes das 20h00 GMT (17h de Brasília), a aviação civil indicou que não tinham sido encontrados sobreviventes. As causas da queda da aeronave ainda não foram reveladas. Segundo o porta-voz da polícia do estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, no norte da cidade de cerca de 8 milhões de habitantes.

A ministra de Aviação da Nigéria, Stella Oduah, confitmou que "até agora" não foram encontrados sobreviventes entre os destroços. Em declarações à imprensa no local da tragédia, Oduah ressaltou que os trabalhos de resgate continuam.

A ministra indicou que o piloto do avião entrou em contato com a torre de controle do Aeroporto Internacional Murtala Muhammed de Lagos e declarou uma emergência às 15h45 locais (11h45 de Brasília).

Segundo Oduah, o avião desapareceu do radar um minuto depois do contato, quando estava a cerca de 12 milhas náuticas do aeroporto. "O governo garantirá uma profunda investigação para determinar a causa exata do acidente", acrescentou a ministra. A caixa-preta foi encontrada e entregue à polícia.

Nenhum comentário: