A abertura da Olimpíada de Londres está marcada apenas para a próxima sexta-feira. Entretanto, antes de a pira olímpica ser acesa, a bola já rola nos gramados britânicos. Nesta terça-feira, o futebol feminino dá o pontapé inicial para a competição. Logo no primeiro dia, Brasil, da cinco vezes melhor do mundo Marta, Japão, atual campeão mundial, e os Estados Unidos, líderes no ranking da Fifa, estreiam no torneio, que, ao contrário do masculino, conta com atletas sem limite de idade. Todos os seis jogos do dia terão transmissão do Terra.
Medalhista de prata em Atenas (2004) e Pequim (2008), a Seleção Brasileira feminina de futebol brigará na Olimpíada de Londres para afastar a sina de acumular fracassos em decisões. Novamente comandado por Marta dentro de campo, o time nacional iniciará a disputa pelo ouro inédito nesta terça-feira, às 14h45 (de Brasília), contra Camarões, em partida que será realizada no Milennium Stadium, em Cardiff, e válida pelo Grupo E do torneio.
Em seu primeiro jogo em solo britânico, o time dirigido pelo técnico Jorge Barcellos encontrará um rival que ocupa a modesta 50ª posição no ranking da Fifa. Qualquer facilidade na estreia, entretanto, é negada pela comissão técnica. "Camarões é uma seleção muito forte fisicamente e tem boa movimentação quando tem a posse de bola. Será uma partida difícil, pois elas têm o mesmo jeito brasileiro de jogar", analisou o auxiliar técnico da Seleção, Vinicius Munhoz.
Ainda na lista dos favoritos ao título, o Brasil aposta em Marta para subir no lugar mais alto do pódio. Embora seja extremamente reconhecida pelo desempenho individual, a camisa 10 do País ainda não conseguiu triunfar em um grande torneio. Além das duas medalhas de prata, a jogadora também fracassou nas últimas Copas do Mundo - foi vice-campeã em 2007 e eliminada nas quartas de final em 2011.
Nas competições importantes, os Estados Unidos foram os principais algozes de Marta e companhia. Bicampeão olímpico, a equipe americana desembarca novamente como uma das grandes favoritos ao ouro. Vice-campeão mundial em 2010, o grupo da goleira Hope Solo entra em campo pela primeira vez nos Jogos a partir das 13h, em Glasgow, pelo Grupo G, contra a França, seleção ascendente que ocupa o sexto posto no ranking da Fifa e forte candidata a uma medalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário