terça-feira, 5 de janeiro de 2016

2016 promete ser repleto de fenômenos astronômicos

O ano de 2016 promete fazer os fãs de fenômenos astronômicos ficarem de olho no céu. Uma série deles poderá ser vista a olho nu.

Um deles é que Marte estará no pico de visibilidade, no primeiro semestre. O brilho intenso, em especial entre maio e junho, poderá fazer o planeta ser visto facilmente todas as noites nesses meses.

No dia Internacional da Mulher, haverá eclipse total do sol. Mas ele só será possível ver no sudeste asiático, a partir da Indonésia.

Já para o Brasil, em maio, está prevista a chuva de meteoros Eta Aquáridas. São sobras do cometa Halley, que deve iluminar o céu com até 60 “estrelas cadentes” por hora.

No dia 9 de maio, um fenômeno raro: o planeta Mercúrio, o menor do Sistema Solar, vai fazer a travessia do eixo do sol, podendo ser visível como um ponto preto na estrela. Serão poucas horas: das 8h12 às 15h42.

Um alinhamento planetário deve ocorrer no dia 23 de agosto. Marte e Saturno se juntam à estrela Antares, a mais brilhante da constelação de escorpião, formando uma linha vertical, que será possível enxergar de binóculos.

Ainda em agosto, no dia 27, Vênus e Júpiter ficarão bem próximos no céu, a uma distância equivalente a um terço do diâmetro da lua.

No dia 28 de setembro, o planeta vermelho volta a colorir os céus ao “encontrar” com a Nebulosa Laguna, da constelação de Sagitário. Será possível vê-los em um mesmo campo visual.

Nenhum comentário: