terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Paracetamol efervescente faz aumentar a pressão arterial

A toma de paracetamol efervescente faz aumentar a pressão arterial. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo pelo Instituto Universitário de Investigação em Atenção Primária Jordi Gol, em Barcelona, que comparou o fármaco em versão efervescente com o tradicionalmente receitado em comprimidos.

De acordo com o La Sexta, a investigação incidiu na análise do impacto do paracetamol (em pó ou comprimidos) em 49 pacientes com mais de 18 anos, hipertensos (com uma pressão ambulatória entre os 140 e os 90 mmHg) e submetidos a um tratamento estável contra a hipertensão. Para a análise, os 49 indivíduos foram, durante três semanas, divididos em dois grupos: no primeiro, era administrado um grama de paracetamol efervescente a cada oito horas; no segundo, o fármaco era dado na forma de comprimidos. 

No final os investigadores notaram que os pacientes que tomaram o paracetamol efervescente tinham valores de pressão arterial mais elevados do que os registados no início da investigação. Além disso, estes pacientes tinham ainda valores mais elevados do que aqueles que tomaram comprimidos. Nenhum dos pacientes tomou, durante o período de análise, qualquer medicamento anti-inflamatório ou que pudesse fazer aumentar a pressão arterial.

Nenhum comentário: