quinta-feira, 7 de julho de 2016

Policlínica 2 de Julho atende cerca de 500 pacientes pelo SUS por dia‏

Pelo menos 500 pessoas são atendidas, diariamente, na Policlínica 2 de Julho, uma das mais completas unidades de saúde pública de Itabuna, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. São pacientes de Itabuna e de municípios do Sul da Bahia pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que encontram serviços médicos em áreas especializadas, a exemplo de cardiologia, dermatologia, cirurgia geral e gastroenterologia, dentre outros, com atendimento é gratuito. 

A unidade, localizada na Avenida Inácio Tosta Filho, funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 17hmin e aos sábados até o meio dia, com o intuito de permitir acesso às consultas de pessoas que necessitam, mas não dispõem de tempo para se cuidar durante a semana, inclusive com retorno médico. O diretor da Policlínica 2 de Julho, Erivaldo Lavinscky, informa que a unidade de assistência médica especializada é a única na Bahia, a permitir o retorno do paciente quatro meses após a primeira consulta, sem que seja necessária solicitação das unidades básicas de saúde. “Normalmente, as clinicas públicas ou particulares determinam um prazo de 30 dias, em média, para que o paciente retorne depois da primeira consulta”, explicou o diretor. 

Para o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, o prazo de 120 dias para retorno, sem burocracia, após a consulta em qualquer especialidade médica, trás segurança ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) garantindo assim, uma assistência médica continuada a que todos têm direito. A Policlínica 2 de Julho conta com 66 funcionários, sendo 28 médicos, incluindo residentes, que trabalham em esquema de plantão, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares administrativos dentre outros profissionais. 

Além do atendimento nas áreas de cardiologia, dermatologia, cirurgia geral e gastroenterologia, a unidade disponibiliza ainda outras especialidades médicas, a exemplo de hematologia, homeopatia, nefrologia, neurocirurgia, nefrologia, neurologia, endocrinologia infantil, otorrinolaringologia, proctologia, reumatologia, pneumologia, urologia, psicologia adulto e infantil, eletrocardiograma e pequenas cirurgias.

Nenhum comentário: