quarta-feira, 29 de março de 2017

Novo portal eletrônico da Prefeitura de Itabuna está no ar com novidades

A burocracia é um dos grandes entraves na interação entre o cidadão e a gestão pública. Imagine você acessar um portal que possa emitir um alvará de funcionamento sem sair de casa, ou ainda solicitar a troca de uma lâmpada na sua rua e ser prontamente atendido? Agora, com o novo portal eletrônico da Prefeitura de Municipal de Itabuna o cidadão itabunense já pode utilizar desses serviços e muito mais. Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informação (DTI), através da Secretaria de Administração, a página na web traz várias novidades para os itabunenses.

              De acordo com o secretário de Administração, Dinailson Oliveira, o novo site da prefeitura teve custo zero com a criação e implementação. “Ele foi desenvolvido por servidores municipais lotados no DTI, um grande avanço, pois encontramos o setor totalmente abandonado e sucateado, apesar da sua importância para a gestão. O portal, além de levar notícias, fornecerá para a população vários serviços online, que trarão facilidade e mais comodidade para a população”, afirmou.

             O site, que está mais dinâmico, nesta primeira etapa oferecerá uma maior interação com o internauta, “estamos em um processo de adaptação em que o usuário poderá sugerir melhorias, e mudanças no site. É mais uma forma de aproximar o cidadão da administração, como deseja o prefeito Fernando Gomes”, ressalta Gustavo Domingos, diretor do Departamento de Tecnologia e Informação.

            Serviços
           O projeto consiste ainda na expansão de serviços online que serão o diferencial do site, como emissão de alvarás, o “Fala Povo”, programa que receberá sugestões e reclamações, no intuito de obter-se uma rápida resolução dos problemas. Na segunda etapa, o site oferecerá aos internautas galerias de vídeos institucionais – obras, campanhas, programas, projetos, fotografias do município, Podcasts. Tudo isso atualizado diariamente. 

             Também os diversos serviços online prestados pela prefeitura, como Imposto Sobre Serviços (ISS) eletrônico, alvará eletrônico, contra cheque on-line e segunda via de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) on-line, estarão disponíveis para acesso no novo portal.

             Segundo o responsável técnico da nova página eletrônica, Michael Helder, diversas galerias de fotos estarão disponíveis. "As redes sociais da internet, como Facebook, Instagram, Flickr, Twitter e Youtube, também estarão disponíveis do lado esquerdo do site, para o público acessar e participar, além de se manter informado das ações do governo através dessas redes", explica o técnico.

Os vídeos institucionais mostrarão projetos e ações realizadas pelo governo de uma forma simples. "A funcionalidade do novo portal facilitará a atualização das notícias do governo", finaliza Dinailson Oliveira. A prefeitura tem procurado dar um “feedback” aos itabunenses também nas redes sociais, principalmente no Facebook, a exemplo se serviços simples como uma troca de lâmpada em um poste, diminuindo a burocracia.

Nenhum comentário: