quinta-feira, 30 de março de 2017

Parceria com iniciativa privada vai permitir a reativação do aeródromo de Itabuna

O prefeito Fernando Gomes formalizou, em solenidade no seu gabinete, o protocolo transferindo o direito de uso do aeródromo para o Aeroclube de Itabuna. Com esta decisão, até  julho será reaberto o aeródromo de Itabuna através de uma parceria entre o governo municipal com a Associação Comercial de Itabuna,   Câmara de Diretores Lojistas, Sindicom, lojas maçônicas, clubes de serviço e a diocese de Itabuna, que passa a operar  com aviação executiva, serviços aeromédicos – UTI do ar- e como pista alternativa para o aeroporto de Ilhéus, sem nenhum ônus para a prefeitura.

No encontro com representantes da sociedade civil organizada, o prefeito Fernando Gomes lamentou os oito anos de abandono de Itabuna, que vive uma situação de calamidade, com um pesado endividamento das finanças públicas e problemas nas áreas de saúde, educação, de violência urbana e uma profunda carência de infraestrutura. Ele também destacou a preocupação do governo com a crise da Emasa, que será objeto de uma parceria público privada visando assegurar uma solução definitiva para o abastecimento de água – o que passa pela conclusão da barragem do rio Colônia – e investimentos em saneamento básico, bem como na despoluição do  rio Cachoeira.

Agenda positiva
O gestor defendeu uma agenda positiva e uma parceria entre o governo municipal, o estado e a sociedade civil organizada no sentido de promover a retomada do desenvolvimento de Itabuna, que é um polo importante de comércio e de serviços do Sul da Bahia. O projeto passa pela retomada das obras do Teatro Municipal, através de uma parceria com do governo do estado, com um custo de R$  22 milhões.
Para Fernando Gomes, outra preocupação do seu governo é com a geração de emprego e renda. Anunciou que além da implantação do curso de medicina das Faculdades Santo Agostinho, o que deverá ocorrer ainda nos próximos meses, em paralelo à realização de um vestibular para as áreas de direito, engenharia e arquitetura. O governo  municipal também está encaminhando para o legislativo o projeto que torna Itabuna uma cidade universitária, com o objetivo de atrair mais investimentos para a educação, uma prioridade de governo e considerada um fator essencial em qualquer projeto de desenvolvimento econômico e social.

Nenhum comentário: