sexta-feira, 13 de abril de 2012

Documentário sobre morte do garoto Joel chega ao cinema

Com direção do italiano Max Gaggino e produção do baiano Rodrigo Cavalcanti, o documentário Menino Joel leva às telas do cinema a morte do gaaroto Joel da Conceição Castro, 10, morto em 2010 vítima de bala perdida durante um confronto entre a polícia e supostos bandidos no Nordeste de Amaralina, em Salvador. A bala que matou o garoto teria sido disparada pela arma de um policial.

O documentário tem pré-estreia nesta sexta-feira (13), em sessão para convidados e imprensa às 21h, na Saladearte Cinema da UFBA. O filme, um longa-metragem com depoimentos da família, amigos, pesquisadores e personagens da administração pública baiana, refaz a trajetória do pequeno capoeirista na tentativa de desvendar o rastro de destruição deixado por um crime inexplicável. Em meio aos testemunhos, dados sobre a violência no estado, que mostram que casos assim não são raros.

O projeto surgiu quando Max Gaggino conheceu a família. Assinando a produção, Rodrigo Cavalcanti enxerga o filme como uma possibilidade de dar voz a uma sociedade que já não sabe como gritar.

O filme, que estreia em sessão bancada pela dupla, não conta com apoios ou patrocínio e por isso não deve chegar ao circuito comercial. Por causa do tema espinhoso, a captação de recursos ainda é um desafio.

Nenhum comentário: