quinta-feira, 26 de abril de 2012

STF julga disputa por terra entre índios e fazendeiros na Bahia em maio, diz Funai



A disputa de terras entre índios e fazendeiros no sul da Bahia será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 9 de maio, segundo informou em coletiva nesta quinta-feira (26) a nova presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral. A informação é da reportagem da Globo Natureza.

Amaral tomou posse hoje e substitui Márcio Meira. Ela disse que ainda não tem "conhecimento total sobre o assunto", mas que a Funai trabalha e vai continuar trabalhando ao lado da Polícia Federal e do governo baiano para preservar a segurança nas fazendas da região em conflito.

“Temos tentado garantir a manutenção de uma situação pacífica no local até que o Supremo julgue o procedimento da área. A decisão será tomada em 9 de maio. Estamos tentando garantir o apaziguamento dos ânimos naquela região, uma área que os pataxó ocupam desde a década de 1920”, disse a nova presidente da Funai.

Um levantamento do próprio orgão aponta que existem cerca de 60 fazendas ocupadas por índios em Pau Brasil, Camacan e Itaju do Colônia. Embora o conflito exista há mais de 30 anos, as ocupações se intensificaram este ano, o que deixa o clima na região perigoso.

Na última semana, a Polícia Federal anunciou um reforço do seu efetivo na região e a Secretaria da Segurança Pública informou que uma força-tarefa atuará no sul do estado até que a situação seja resolvida.

Nenhum comentário: