José Martins Ribeiro Nunes, lendário prático conhecido na costa brasileira como Zé Peixe, morreu aos 85 anos em Aracaju na tarde desta quinta-feira (26). Ele atuava como guia de embarcações na capital sergipana e se tornou uma figura ilustre no estado nordestino, com direito a estátua em praça pública e homenagens da Marinha do Brasil.
De acordo com a família de Zé Peixe em entrevista ao portal G1, ele estava se sentindo fraco e foi levado pelo sobrinho para um hospital particular de Aracaju logo após o almoço. Zé, que não costumava apresentar problemas de saúde, teria sofrido uma parada respiratória, ainda segundo seus familiares, mas a informação não foi confirmarda.
Zé Peixe, que ficou conhecido até mesmo fora do país com o nome Jonh Fishe, dispensava os barcos que poderiam dar apoio para transportá-lo do navio ao porto e vice-versa, nadando grandes distâncias, durante até cerca de 4 horas, no litoral sergipano.
Carreira
Zé Peixe ingressou no serviço de prático através da Marinha do Brasil por orientação de seu pai. Valente, José Martins não se esquivou do trabalho na barra do Rio Sergipe, considerado uma das piores entradas portuárias do país na época em que iniciou a carreira. Enfrentando fortes ventos e correntezas a nado, ele se destacou e se tornou conhecido entre marinheiro de todos os cantos do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário