sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ex-prefeito Fernando Gomes é condenado por envolvimento na "Máfia do Medicamento"

Em Itabuna, o comentário do dia nas rodas políticas é aquele velho conhecido: “A Justiça tarda, mas não falha”. Isso é em referência ao ex-prefeito Fernando Gomes e seus ex-secretários de Saúde, Carlos Eduardo Galvão e Isaac Ribeiro, que foram multados em R$ 119 após a conclusão de um processo sobre um esquema na gestão que ficou conhecido como “Máfia do Medicamento”. As multas foram aplicadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O tribunal julgou a má-aplicação de recursos do Piso de Atenção Básica (PAB/SUS) envolvendo os anos de 1999 e 2000. O dinheiro era oriundo do Fundo Nacional de Saúde. O montante das multas aplicadas pelo TCU atinge R$ 288 mil.

Além dos ex-gestores, as multas e ressarcimentos ao erário também envolvem funcionários e ex-funcionários da Secretaria de Saúde de Itabuna.

Todos terão prazo de 15 dias para recolher os valores exigidos e as multas. Segundo o acórdão do TCU, todos ficam proibidos de assumir cargos e funções públicas no âmbito da administração pública federal, independente das ações a serem ajuizadas pela Procuradoria da República na Bahia. O acórdão mandou ajuizar a cobrança de todas as dívidas imputadas. Informações do Pimenta.

Nenhum comentário: