segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Botafogo pode terminar a semana com pontuação suficiente para subir

O Botafogo está com um pé na Série A de 2016 e pode garantir a volta à elite ainda nesta semana. Se vencer os dois próximos jogos – contra Ceará e Náutico –, o Glorioso vai atingir a marca de 65 pontos, que estatisticamente já pode colocar o clube na Primeira Divisão, como explica o professor e matemático Gilcione Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Academia LANCE!.

– O Botafogo está com a faca e o queijo na mão, com muita folga e gordura para queimar. Esta me parece a semana do retorno (à elite). Isso porque o time pode fazer 65 pontos. Estaticamente falando, com esta marca, a equipe garante o acesso – explicou Gilcione, que, por outro lado, destaca que a torcida não poderá comemorar antecipadamente, em termos matemáticos.

– O Botafogo pode chegar aos 65 pontos e, mesmo assim, não garantir o acesso antecipadamente, neste sábado, pela matemática. Isso porque ainda vão restar muitos jogos, mas somente uma tragédia poderia mudar isso. É quase impossível que os adversários do time carioca pontuem tanto nos últimos jogos da Série B. Eles não tiveram o perfil de vencer tanto quanto o Botafogo. Os rivais do Alvinegro oscilam muito – analisou.

Com oito jogos pela frente na competição, o Alvinegro tem 99,77% de chances de voltar à Série A e ainda 79,4% de probabilidades de conquistar o título. Estes números ainda podem aumentar nesta terça-feira, se o Glorioso superar o Ceará, no Estádio Nilton Santos.

– A chance de título do Botafogo pode pular para a casa dos 90%. O Vitória, que é o adversário do time carioca na luta pelo título, tropeçou no Paraná ao empatar – disse.

Atualmente, o time comandado por Ricardo Gomes tem três pontos de vantagem para o Vitória e outros dez de diferença para o Paysandu, quinto colocado. Isso tudo com um jogo a menos.

GORDURA É TÃO GRANDE QUE PERMITE DESLIZE
Na opinião do matemático Gilcione Costa, o Botafogo pode até vacilar nestes dois próximos jogos que ainda assim terá grandes chances de conquistar o acesso e até mesmo o título da Série B.

– O time acumulou muita gordura para esta reta final da competição. Mesmo que o Botafogo não vença estas duas próximas partidas, ainda terá boas chances de garantir, posteriormente, a volta à elite e também o título desta Série B – comentou o matemático.

Nenhum comentário: