quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Agricultura familiar ganha cooperativa de economia solidária


Com a participação de 30 agricultores, foi implantada nesta quarta-feira, dia 14, em solenidade realizada no escritório do Núcleo de Extensão da Ceplac em Itabuna, a Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coopafes). O projeto teve apoio integral da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da equipe de extensão da Ceplac, num processo que culminou com a aprovação do estatuto social e eleição do Conselho de Administração, presidido por Gilson Prates, e dos integrantes do conselho fiscal.

Para o diretor de Agricultura e Assistência Cooperativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, José Fontes Júnior, a implantação da Coopafes é um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar em Itabuna, que reúne mais de mil pequenos produtores em diversas associações já integradas ao projeto cooperativista. Ele destacou ainda a importância da parceria institucional com a Ceplac, o que possibilitou o acesso de Itabuna ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), hoje uma referência na Bahia e que sai ainda mais fortalecido com a criação da cooperativa.

O projeto da Coopafes também foi elogiado pelo chefe do Núcleo de Extensão da Ceplac em Itabuna, Edvaldo Ribeiro Bispo, e pelo presidente do Sindicato Rural de Itajuípe, Itatelino Leite, ambos destacando a importância da produção de alimentos com competência e maior valor agregado. Já o processo de discussão do estatuto foi coordenado pelo agente de atividades agropecuárias da Ceplac, que tem especialização em economia de cooperativas, Edwaldo Pinheiro Santana Filho, destacando o projeto como a criação de uma empresa cooperativista para competir no mercado.

Nenhum comentário: