sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Enem: reitores irão a Brasília discutir datas dos vestibulares


O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira que na próxima semana reitores de todo o país irão a Brasília discutir uma eventual mudança no calendário dos vestibulares por conta do vazamento de questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A reunião dos representantes das instituições de ensino superior ainda não tem data agendada, mas deve ocorrer entre segunda e terça-feiras. Neste fim de semana novas reuniões técnicas serão feitas na capital federal para tentar detectar em que momento houve a falha que permitiu o acesso ilegal a questões da prova.

"Não sabemos, nem o Inep nem MEC sabe onde foi violada a prova. Olhamos as principais cadeias e elementos desse processo, como é possível melhorar por parte do consórcio para esse exame e para os outros exames", disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes.

Até o momento, o MEC não definiu a nova data de aplicação das provas do Enem, mas como diversas universidades utilizam o exame como parte da nota do processo de seleção do aluno e até como substituto do vestibular, é possível que vestibulares tenham de ter suas datas alteradas.

O exame de Ensino Médio, que seria realizado neste sábado e domingo, foi cancelado após suspeitas de vazamento de questões. Ao todo, 4,1 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem deste ano em 1.829 municípios.

Nenhum comentário: