segunda-feira, 1 de março de 2010

Juiz manda ex-dirigentes do Banco do Nordeste devolverem R$ 7 bi


A Justiça Federal condenou o ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) Byron Costa de Queiroz, e os ex-diretores da instituição Raimundo Nonato Carneiro Sobrinho, Osmundo Evangelista Rebouças e Ernani José Varela de Melo, a ressarcirem cerca de R$ 7 bilhões de prejuízo causado à instituição em virtude da não cobrança de débitos, segundo divulgou o Ministério Público Federal nesta segunda-feira.

Outros dois envolvidos, Marcelo Pelágio Costa Bonfim e Antônio Arnaldo de Menezes, também foram condenados. A pena inclui ainda a suspensão dos direitos políticos e multa para os condenados. A ação de improbidade administrativa foi movida pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) que apresentou todos os balancetes mensais do BNB do período de 1997 a 2000.

Segundo o juiz federal João Luis Nogueira Matias, as dívidas eram roladas sem análise técnica, mediante a utilização repetida de carta-reversal (por meio da qual se faz uma concessão em troca de outra). Para o magistrado, as operações realizadas pelos envolvidos "tornavam como condição normal a existência de devedores, mesmo sendo devedores por mais de cinco anos".

Nenhum comentário: