domingo, 28 de março de 2010

Saúde: Xixi na cama não deve ser comum depois dos cinco anos

De acordo com a pediatra Shirley de Campos, até bem pouco tempo, fazer xixi na cama era visto como um problema meramente psicológico. Hoje, pesquisas comprovam que o problema pode ter origens físicas e até hormonais.

“O componente psicológico, entretanto, é considerado de importância, já que os indivíduos que urinam na cama (enuréticos), principalmente criança se adolescentes, ficam sujeitos a críticas e são molestados por familiares, o que acaba por interferir em sua autoestima e outros fenômenos agravantes”, esclarece a especialista, destacando que atividades como dormir na casa de amiguinhos ou acampar, fazer uma viagem mais longa podem ficar comprometidas, gerando exclusão.

De acordo com o coordenador do Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (Cedimi), da Escola Bahiana de Medicina, o especialista e murologia pediátrica Ubirajara Barroso, muitos pais pensam que a criança tem preguiça de ir ao banheiro e fica prendendo a urina.

“No entanto, se a criança passou dos 5 anos e fica pegando no pênis ou, no caso da menina, se espreme ou aperta a vagina, isso é um sinal de que eles estão segurando a urina por conta de uma contração involuntária da bexiga”, disse Barroso.

Segundo o médico, a disfunção é uma das causas mais comuns das infecções urinárias em crianças.

Nenhum comentário: