segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Procon reuniu representantes do setor farmacêutico e de saúde


A discussão da Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – RDC ANVISA nº 44, de agosto de 2009, que dispõe sobre boas práticas farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e comercialização de produtos e da prestação de serviços, motivou a reunião promovida pela diretoria do Procon na última sexta-feira (14), com representantes do setor de farmácias e da área de saúde do município de Itabuna, inclusive do Conselho Regional Medicina da Bahia (Cremeb).

O diretor do Procon, José Sidenilton Pereira, ressaltou que o principal assunto abordado foi a normatização da prescrição de medicamentos antibióticos, que só podem ser feitos com receita médica emitidas em duas vias, sendo uma para a farmácia e a segunda para o paciente. De acordo com Sidenilton, um dos empecilhos para o cumprimento desta regra é o fato de que vários médicos estão emitindo as receitas em apenas uma via.

“Isso tem gerado transtornos para pacientes e consumidores. Por isso, estamos solicitando aos profissionais médicos determinação na emissão das receitas em duas vias e, para cada medicamento, uma receita distinta para que não haja nenhum problema para o consumidor”, ressalta o diretor do Procon.

Nenhum comentário: