sábado, 23 de junho de 2012

Em luta equilibrada, Maynard supera correria e vence "fujão" Guida


O fã de MMA que foi ao Revel Cassino em Atlantic City, em Nova Jersey, esperando uma grande exibição da luta principal do UFC on FX 4 saiu decepcionado. Nesta sexta-feira, Gray Maynard superou a correria empregada por Clay Guida e venceu por decisão dividida dos jurados (48/47, 47/48 e 48/47). O lutador derrotado optou por "fugir" do adversário durante os cinco rounds, como estratégia para escapar de seus golpes e cansá-lo. Por pouco não funcionou.

Ambos os lutadores vieram de derrotas pesadas em suas carreiras. Esta foi a primeira luta de Maynard desde que perdeu sua invencibilidade na carreira para Frankie Edgar em disputa pelo cinturão dos leves. Já Guida havia sido superado por Ben Henderson, que se tornou o campeão após superar Edgar.

O card principal começou com luta que teve fim abrupto. O americano Cub Swanson enfrentou o britânico Ross Pearson e, após sofrer no primeiro round, o atleta da casa conseguiu sua vitória em um lance de oportunidade. Swanson acertou um soco de esquerda no queixo do inglês, que perdeu o equilíbrio e caiu no octógono batendo as costas na grade. O americano avançou para acertar mais golpes e o árbitro rapidamente decretou o nocaute técnico.

Na sequência houve luta bastante equilibrada e divertida. Os americanos Brian Ebersole e T.J. Waldburger fizeram confronto de meio-médios que alternou entre chão e jogo em pé e terminou com vitória do primeiro por decisão unânime dos jurados (29/28, 29/28 e 29/28). A terceira luta do card principal também teve três rounds: o canadense Sam Stout superou o americano Spencer Fisher (30/27, 30/27 e 30/27).

A luta principal começou com muito estudo, o que prosseguiu durante todo o primeiro round. Somente poucos jabs encontraram o rosto adversário. Guida se movimentava bastante, enquanto Maynard observava com calma a ação do rival. Este ritmo continuou no assalto seguinte, mas desta vez Maynard conseguiu acertar mais socos.

A velocidade de Guida era mais importante que seus golpes. O baixinho corria pelo octógono e irritava o adversário, fato que se repetiu no terceiro round. O estilo "fujão" de Guida irritou a torcida, que iniciou vaias. No quarto round, Maynard se enfureceu e partiu para cima de Guida. Após alguns golpes, ele provocou o adversário e o derrubou no octógono, ficando próximo da finalização.

No último round, Guida se arriscou, conseguiu acertar mais golpes e chegou a atordoar o rival, para depois voltar a fugir pelo octógono. Com menos de dois minutos para o fim da luta, o árbitro cansou da correria do americano e avisou que se não encarasse Maynard, perderia ponto. Até houve alguma emoção nos instantes finais, mas nada que emocionasse os fãs.

Nenhum comentário: