
A tendência preocupante revela uma verdade ocultada pela paixão do torcedor. Os dados estão ali, gritando, mas aquela esperada contratação ou a goleada sobre o rival desviam o foco do assunto. Acorda, Baêa! O princípio na Série B 2009 não é surpresa ou novidade.
Vem sendo assim desde o segundo ano do clube na segundona. A cada temporada, o Bahia marca menos pontos nas dez primeiras rodadas da corrida pelo acesso. Basta comparar os 20 pontos de 1999 com os 12 conquistados até agora. Tendência de queda que comprova teoria simples: o Bahia vai se apequenando com a permanência na Série B e encontra cada vez mais dificuldade para manter o respeito que merece um legítimo campeão brasileiro.
Campanha
É tratado como time comum. A goleada por 4x1 do América-RN é retrato fiel, assim como poderiam ser a do Brasiliense ou as sofridas em 2008: Fortaleza (5x1), Santo André (4x1), Avaí (4x1), ABC (5x1) e Bragantino (4x0). Só pra citar as últimas. Quer mais?
A atual campanha do Bahia é a pior da história do clube na Série B. Apenas em 1998 e 2008 o time chegou perto dos 12 pontos da primeira à décima rodada. Fez 13. No 13º lugar, o time está a seis pontos do grupo dos quatro que garantem o direito de disputar a elite do futebol brasileiro em 2010. Apenas quatro à frente do zona do rebaixamento à Série C.
Restam 28 rodadas. Ainda é possível reverter a tendência? Claro, a frieza dos números não leva em conta circunstâncias. Mas os dados servem de alerta. É hora de reagir.
Cada vez pior
Série B
Primeiras 10 rodadas
1999 - 20 pontos
2004 - 17 pontos
2005 - 15 pontos
2008 - 13 pontos
2009 - 12 pontos
Limpeza do elenco nos próximos dias
A goleada para o América- RN não passará impune. Assim como o torcedor, parece que finalmente a diretoria perdeu a paciência com alguns jogadores. É fácil diagnosticar: tem gente sem compromisso.
Venceu, beleza; perdeu, tanto faz. Dinheiro na conta, é treinar e esperar a próxima partida. Abre o olho, Comelli! Sem tempo, melhor mesmo é escalar quem está com vontade. Terá jogo na terça-feira (14), contra o Bragantino.
Não há tempo a perder. A lista de dispensas está prontinha, pode esperar. O gerente de futebol, Paulo Carneiro, deu a dica antes da partida contra o América-RN: “Tem muito jogador no elenco que ainda não mostrou o que pode fazer. Estamos analisando”.
(notícia publicada na edição impressa do dia 13/07/2009 do CORREIO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário