quinta-feira, 30 de julho de 2009

Remover ovário eleva risco de câncer de pulmão, diz estudo

As mulheres que sofrem histerectomias muitas vezes removem os dois ovários, em companhia do útero, com o objetivo de prevenir o câncer ovariano. Mas um novo estudo sugere que a remoção de ovários pode elevar o risco de outra doença, aparentemente não relacionada: o câncer de pulmão.

Cientistas da Universidade de Montreal descobriram a conexão por acidente, enquanto trabalhavam para investigar o possível vínculo entre câncer de pulmão e hormônios femininos. Eles não encontraram correlação entre fatores hormonais tais como padrões de menstruação, gestações ou históricos de aleitamento materno e riscos de câncer de pulmão.

Mas descobriram que as mulheres cujas menopausas haviam sido induzidas por intervenção médica apresentavam risco de câncer de pulmão 1,92 vez mais alto do que as mulheres que haviam passado por menopausa natural. "Ficamos surpresos. Não tínhamos expectativa prévia de fazer essa descoberta", disse Anita Koushik, pesquisadora no Departamento de Medicina Social e Preventiva da Universidade de Montreal e principal autora do estudo, publicado em maio na edição online do International Journal of Cancer.

Nenhum comentário: