terça-feira, 14 de julho de 2009

Pólo de Informática de Ilhéus perde empresas


Não é só a crise mundial que está afetando os negócios do Pólo de Informática de Ilhéus. Ela tem forte impacto, pela queda nas encomendas de computadores e fechamento de fábricas de componentes no exterior.

Mas o problema é mais grave, atingindo empresas que perdem a condição de permanecer na cidade. Um exemplo é a Waytec, fabricante de monitores LCD e outros componentes, que mudou para Santa Rita do Sapucaí (MG).

Já a Megaware transferiu sua produção quase toda para Belo Horizonte (MG), mantendo apenas os gabinetes em Ilhéus, por enquanto. Mesmo quem chegou há pouco tempo sofre com os problemas do Pólo.

A Leadership, uma das grandes fábricas do setor, teve que construir sua própria susestação de energia elétrica para implantar sua indústria na cidade. Outros problemas graves são os impostos e os benefícios que Minas passou a oferecer.

A alíquota de ICMS entre a Bahia o outros estados fomenta a mudança, assim como a falta de mão-de-obra qualificada, a logística complicada e a eliminação de voos no aeroporto Jorge Amado, que reduz as opções de carga.

Apesar dos apelos feitos há décadas, o aeroporto de Ilhéus não é alfandegado (o novo, prometido para 2014, será).

(FONTE: A Região)

Nenhum comentário: