quarta-feira, 14 de outubro de 2009
FICC participa de Congresso Nacional de Linguagens
Artistas e diretores da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) estão participando do I Congresso Nacional de Linguagens e Representações (Conlire), que acontece no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O evento, que começou nesta quarta-feira (14), tem como objetivo congregar pesquisadores de diferentes níveis, interessados na temática proposta: Linguagens e Leituras. Até sábado (17), estão programadas conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicação e pôsteres, além de atividades artístico-culturais e lançamento de livros.
A FICC participará com a apresentação do Instituto de Flautas, dirigido pelo professor Carlos Silva, com o grupo Tambolar, coordenado por Zenrique, com o grupo de Street dance The Six – Lobos de Rua, coordenado por Marcelo Lobo. A conferência de abertura foi antecedida da apresentação de dança “As Mulheres de Jorge”, sob a direção da professora Railda Prudente. Todos os artistas fazem parte do Programa Arte e Cultura (PAC), desenvolvido pela Fundação e que é voltado para comunidades carentes de Itabuna.
Paralelamente ao Conlire, acontecem o III Encontro Nacional da Cátedra Unesco de Leitura e o VII Encontro Local do Proler. Tais eventos vão viabilizar o diálogo e a interação entre pesquisadores de diferentes níveis e áreas, de variadas procedências e múltiplas formas de ação e inserção nos meios acadêmicos, educacionais e sociais. As discussões estarão centradas nas questões políticas, científicas e culturais que cercam a leitura na contemporaneidade.
O escritor Cyro de Mattos, presidente da Ficc, participará na sexta-feira (16), numa mesa redonda com o escritor Jorge Araújo, onde os debatedores falarão sobre o estilo pessoal do fazer literário. A FICC também está organizando, para quinta-feira (15), uma recepção aos participantes do evento, sob a coordenação da Assessora de Marketing Cultural, Eva Lima. Na oportunidade, o pesquisador da Unicamp, professor-doutor Gonçalo Amarante, estudioso nacional da vassoura-de-bruxa, fará uma palestra sobre os rumos da terra do cacau.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário